terça-feira, 17 de março de 2015

Projeto de Lei Dispõe sobre a Inclusão da aula de música nas escolas de ensino básico de marabá.

O vereador Pedro Corrêa Lima – PTB apresentou o Anteprojeto que Dispõe sobre o “Ensino de Música” nas escolas municipais de Marabá, e dá outras providências.
O presente projeto tem como objetivo propor caminhos de execução, no âmbito municipal, da Lei Federal 11.769 de 18 de Agosto de 2008, que altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes Bases da Educação nº 9394 de 20/12/96, e estabelece a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica municipal. Salienta Corrêa.

De acordo com o Parlamentar, todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deva ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. A nova legislação altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), fazendo da música o único conteúdo obrigatório, porém não exclusivo. As demais áreas artísticas deverão ser contempladas dentro do planejamento pedagógico das escolas. 

A ideia principal dos idealizadores que batalharam por essa proposta, não é a de formar músicos, mas trazer para o mundo da escola, a música. Dar noções básicas, leitura e escrita musical.  Facilitar o aprendizado; Formar cidadãos mais cultos e conscientes, capazes de valorizar e promover a diversidade cultural brasileira, fortalecendo os laços comunitários. Para uma escola de qualidade, conforme preconiza o Ministério da Educação, faz-se necessário investir nos professores, com capacitação continuada, incentivos, e conscientizar toda a escola da importância das práticas musicais no curriculum escolar para formação do cidadão. Indaga Pedrinho.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.