sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fundação Casa da Cultura de Marabá é indicada a receber Titulo de Honra ao mérito.

Na manhã da ultima terça-feira 03, o vereador Pedro Corrêa (PTB) solicitou por meio de requerimento, que seja concedido o Titulo de Honra ao mérito à Casa da Cultura de Marabá. Pedro ressaltou que, a Fundação Casa da Cultura é fruto da junção de diversas conquistas advindas dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo Ecológico de Marabá (GEMA) que, impulsionado pela grande necessidade de preservação da memoria regional devido aos diversos projetos implantados nesta região, entre estes, o Projeto Grande Carajás com sua estrada de ferro e a Hidrelétrica de Tucuruí, desde 1981 vinha desenvolvendo atividades de pesquisa, resgate e preservação ambiental e histórica. De modo geral, a Fundação Casa da Cultura de Marabá tem a missão de ser depositária da memória regional, atuando principalmente na divulgação da mesma. Ou seja, Desenvolve atividades para a captação de materiais e elementos culturais, ampliando e salvaguardando a memória da região sul e sudeste paraense, colocando a disposição da população rico acervo museológico, etnológico e arquivístico.

Sespa apresenta Projeto de Saúde Topama na Câmara Municipal

Sespa apresenta Projeto de Saúde Topama na Câmara MunicipalMarabá faz parte de uma das regiões do País consideradas singular por fazer fronteira Interestadual denominada de Bico do Papagaio, com os estados do Maranhão e Tocantins. Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou o Subprojeto QualiSUS Rede da Região Interestadual do Bico do Papagaio (Topama), fortalecendo as Comissões Intergestoras Regional do Tocantins (CIR/TO) Cultura do Cerrado, Lobo Guará, Araguaia Tocantins, Médio Norte, Médio Araguaia, Portal do Bico e Bico do Papagaio.
Irizan Silva, coordenador do departamento de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação do 11º CRS (Centro Regional de Saúde) da Sespa, veio à Câmara Municipal na sessão da última quarta-feira, 4, para apresentar o projeto.
Ele explicou que as 15 regiões escolhidas contemplam a participação de todas as regiões do país, possibilitando a presença da diversidade nacional e incorporando as singularidades das regiões de saúde e suas bases territoriais. O Estado do Pará foi contemplado com dois subprojetos para a primeira etapa: Região metropolitana (Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba, Santa Bárbara) e região do Bico do Papagaio (Tocantins, Maranhão e Pará).
A região Topama compreende o Norte do Estado de Tocantins, Sudeste do Pará, e Sudoeste do Maranhão e são partes integrantes da Amazônia Legal. Ela abrange 110 municípios – 65 no Tocantins, 22 no Pará e 23 no Maranhão – distribuídos em 14 regiões de saúde e com população de 2.394.901 habitantes.
A população da região Topama está distribuída de forma bastante desigual, pois apenas 12  municípios concentram 54% da população da mesorregião com população acima de 50 mil habitantes: Araguaína (150.484) no Tocantins, Marabá (233.669), Parauapebas (153.908), Itupiranga (51.220), Jacundá (51.360), Dom Eliseu (51.319), Breu Branco (52.493), Novo Repartimento (62.050), Tucuruí (97.128), no Pará e Imperatriz (247. 505 habitantes), Açailândia(104.047), Buriticupu (65.237) no Maranhão, e 58 (cinquenta e oito) municípios equivalendo 52,7%, têm população inferior a 10 mil habitantes, sendo 52 no Tocantins, 3 no Pará e 3 no Maranhão.
A primeira etapa foi de criação do grupo condutor e iniciou em janeiro de 2012. A segunda foi de realização de oficinas e iniciou em janeiro do ano passado e encerrou em novembro deste ano para elaboração do subprojeto.
A terceira etapa foi de aprovação do subprojeto na CIR e Homologação na CIB, com aprovação pela UGP (Unidade de Gestão do Projeto) com o Ministério da Saúde e Banco Mundial, tendo encerrado também no mês passado. O projeto completo deverá ser executado até o final de 2014. O governo federal deverá investir R$ 5.772.696,09 oriundos do Banco Mundial, para reforma, qualificação profissional e aquisição de equipamentos nas Unidades de Saúde da região Topama. O recurso está sendo dividido entre os três estados.
Irizan explicou que para a região de Marabá, foi definido que será feita aquisição de equipamento para estruturar o Serviço de Referência para o Diagnóstico do Câncer de Mama; reforma e ampliação da estrutura física de um sérvio de saúde mental em Marabá; aquisição de equipamentos para estruturar três serviços ambulatoriais de gestante de alto risco para região de Marabá, Parauapebas e Tucuruí.
Também deverá ser contemplada a reforma da estrutura física de três serviços ambulatoriais de gestante de alto risco para o CRISMU – com ultrassom, mamógrafo e laboratório em Marabá, Parauapebas e Tucuruí, dois centros obstétricos dos hospitais Materno Infantil, em Marabá, e Tucuruí.
Aquisição de equipamentos para ampliar leitos de psiquiatria no Hospital Municipal de Parauapebas e no de Marabá. Reforma e ampliação da estrutura física de para implantação de seis leitos de psiquiatria no Hospital Municipal de Marabá. E realização de seminário para técnicos e gestores para discutir política de saúde mental na região. Aquisição de equipamentos para reestruturar um laboratório de citologia em Marabá.
O vereador Pedro Correa Lima disse que tem acompanhado o programa QualiSUS e reconhece que ele é importante para Marabá e região, porque avalia as necessidades de cada município e apresenta propostas para solucioná-los em uma rede integrada nos três estados. Pediu para que a Sespa cobre do governo do Estado a realização dessas licitações para que não haja perda de recursos.
Fonte: Ascom Câmara.

sábado, 12 de outubro de 2013

Dia da Criança no Bairro Francisco Coelho

Comemoração do dia da criança no bairro Francisco Coelho. Brincadeiras, palhaços, esportes e muito mais. O bairro foi escolhido por conta de ser o local onde a cidade começou e também por que a sua comunidade ainda é muito carente de eventos culturais e de lazer. Esse evento só foi possível graças ao apoio do deputado Tião Miranda e da Associação de Moradores e claro, de todos os moradores que participaram em peso levando suas crianças. 

Parabéns a todas as crianças do bairro e da cidade estou trabalhando todos os dias para que elas cresçam com mais oportunidades sociais e encontrem um lugar melhor para se viver. 




CLIC Aqui e veja mais fotos na minha FanPage

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Clínica habilitada, no município, para pacientes com problemas nos olhos, paralisou o atendimento.

Pedro Correa Lima (PTB), que já foi secretário municipal de Saúde, se diz indignado com a situação. Ele disse que apesar dos esforços de uma comissão de vereadores ter ido à clínica do médico Luiz Madeira pedindo que ele relevasse a situação, este não voltou atrás de sua decisão e mostrou-se magoado com a forma com que tem sido tratado pela gestão atual da Prefeitura de Marabá. “Por falta da regularidade no pagamento, ele deixou de prestar o serviço”.
Em carta endereçada aos vereadores nesta terça-feira, o médico Luiz Madeira fala em “atrasos rotineiros” no repasse dos recursos referentes às faturas e revelou que sua empresa já estava amargando títulos em protesto em cartório, nome da mesma no Serasa e atraso no pagamento de funcionários da clínica.

O médico também lamentou a falta de justificativa plausível para os atrasos sucessivos no repasse dos recursos. Ele diz que 70% a 80% do seu tempo era dedicado ao atendimento de pacientes do SUS e que se desdobrava para atender a falta de outros profissionais para atender a grande demanda por serviços.  E que entre os meses de abril e maio, realizou mais de 200 cirurgias de catarata. “Há dez anos eu atendia pelo SUS em Marabá e saio com o sentimento de dever cumprido, apesar do desestímulo proporcionado pelo tratamento público com nossa pessoa”.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Vereador aponta obras inacabadas e pede celeridade na conclusão

Vereador aponta obras inacabadas e  pede celeridade na conclusão Ao final da sessão ordinária da última quarta-feira, 14, o vereador Pedro Correa Lima, o Pedrinho Correa (PTB) fez uma apresentação aos seus colegas parlamentares de um relatório de 16 obras do município que estão paralisadas e pediu ao governo para retomá-las o mais rápido possível, ressaltando que a comunidade aguarda para ser beneficiada por elas.
Ao apresentar o relatório, Pedrinho Correa explicou que ele é fruto da participação dos colegas Eloi Ribeiro (PRB), Beto Miranda (PSDB). Através de imagens exibidas no telão da Câmara, Pedrinho ia mostrando aos colegas o dilema de cada obra e cobrando do governo uma solução urgente. “Já se passaram oito meses e algumas dessas obras iniciaram há mais de cinco anos e nunca foram concluídas”, lamentou, reconhecendo que todas elas foram repassadas pela gestão anterior com algum tipo de problema.
Ele começou mostrando imagens de uma quadra esportiva na Folha 21, Nova Marabá, que foi iniciada há três anos e nunca foi concluída. Depois, passou para o Hospital Municipal, onde lamentou que o centro cirúrgico esteja fechado desde 2010, o que considera um acinte contra a comunidade como um todo, com algumas pessoas até mesmo perdendo a vida porque não tiveram a oportunidade de passar por uma cirurgia.
Em seguida, Pedro Correa passou para a obra do Estádio da Folha 16, iniciada na gestão de Sebastião Miranda, mas que depois acabou sendo transferido para o Km da Rodovia Transamazônica. Todavia, a primeira obra ficou nas fundações e esquecida. Ele disse que sugeriu ao governador Simão Jatene para que peça a área para o município para construir ali uma escola técnica.
A quarta obra paralisada é a do CAPS AD (Centro de Acompanhamento Psicossocial Álcool e Droga). O vereador lamenta que os entraves burocráticos impeçam a atual gestão de concluir a obra e disse que é preciso agir com celeridade para que esses problemas sejam solucionados e o espaço inaugurado e que as centenas de pacientes dessa área sejam atendidas.
Campeã de paralisação
De todas as obras municipais paralisadas, uma das mais emblemáticas é a da passarela em frente ao INSS, na Rodovia Transamazônica, que havia iniciado na gestão anterior, mas que chegou a paralisar seis vezes, a última já na atual administração. “O trânsito fica congestionado naquele perímetro no horário de pico e o risco de acidentes é iminente, principalmente envolvendo crianças que vão para a escola e idosos que procuram o INSS”, lembra Pedro Correa.
Ali ao lado, a obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) também tem sua obra paralisada e espera para ser concluída. O secretário de Saúde, Nagib Mutran, informou esta semana que ganhou do Ministério da Saúde um prazo de um ano e meio para entregar a obra.
Vai ao chão

A Escola Cristo Rei, no Bairro Jardim União, que começou a ser construída há seis anos e nunca foi concluída, parece que tem mesmo uma cabeça de burro enterra no local. O vereador Pedro Correa mostrou fotos da obra que estão paralisadas e lamentou que o período de leniência fez com que salteadores roubassem parte dos materiais adquiridos com recursos públicos.

Fonte: Portal Câmara Municipal de Marabá.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

As ocupações em vias, praças e espaços públicos de Marabá preocupam vereador


As ocupações em vias, praças e espaços públicos por comerciantes e ambulantes em áreas urbanas de Marabá esteve em pauta na sessão desta terça-feira, 18. Para o Vereador Pedro Corrêa, é hora do setor de Postura do município tomar as providências cabíveis e possíveis para que haja uma solução, de forma ordeira, o mais rápido possível.

Vereadores querem solução para o aumento de informais em vias públicasPedro Corrêa (PTB) apresentou, na sessão, vários slides ilustrando a situação de diversas praças, canteiros, orla e logradouros públicos de uma forma geral, que estão sendo ocupados de forma indevida e desordenada por ambulantes, gerando problemas sociais e poluindo às vias públicas. “Estão criando lojas a céu aberto, fazendo comércio em espaço e vias públicas”, criticou.

Pedrinho ressaltou que não se pode apenas tirar esses comerciantes dos locais onde eles atuam, mas procurar alternativas para que essas pessoas exerçam seu trabalho de forma digna e segura.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vereador exige cumprimento da lei que limita o tempo de espera nos Bancos em 30 minutos

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Marabá na última semana, o vereador Pedro Corrêa fez duros questionamentos sobre a atuação das agências bancárias em Marabá, mais especificamente em relação às filas que fazem com que os usuários permaneçam nos locais por várias horas.
Pedro Correa disse que, diante desse problema, enviou sua assessoria para verificar, in loco, a real situação nos bancos, principalmente nos horários de pico. Ele revelou que o diretor do Procom enviou um ofício pedindo que a Câmara ajude o órgão na fiscalização e na aplicação de sanções às casas bancárias.
De posse de projetos de lei votados na Casa, os quais regulamentam o tempo de 30 minutos para o atendimento do usuário nos serviços bancários, Pedro Corrêa indagou ainda sobre o que acontece a partir do momento em que essas empresas são notificadas pelo órgão, se realmente pagam os valores estipulados em lei pelo não cumprimento do que regulamenta a lei municipal. A resposta que obteve do Procom  foi que, infelizmente, não está havendo nenhum pagamento e que esses valores vão para a dívida ativa do município, o que causa a sensação de impunidade e ainda prejudica a Prefeitura de Marabá.
Para o vereador, é preciso chamar a responsabilidade do Executivo para que ele cobre as dívidas, exija o cumprimento da lei e tome as providências cabíveis no que diz respeito a esse assunto. “É inadmissível que as agências bancárias, esses conglomerados financeiros, que são as empresas que mais obtêm lucro nesse País, fiquem sem pagar os tributos que geram recursos para o município, prejudicando a cidade e a sociedade, que muitas vezes fica o dia todo na fila de um banco”, vociferou.
Pedrinho disse ainda que é preciso que se dê mais estrutura para o funcionamento do Procom. De acordo com ele, o órgão só possui um fiscal de rua, o que torna impossível o exercício de um trabalho satisfatório em uma cidade do porte de Marabá. “Não podemos nos preocupar apenas em fazer leis, mas em fazer com que elas sejam cumpridas efetivamente”, .

Fonte: Portal Câmara Municipal de Marabá

terça-feira, 28 de maio de 2013

Pedro Corrêa cobra eclusas na Hidrelétrica de Marabá

Preocupado com as notícias obtidas durante reunião com a equipe da Eletronorte (ocorrida na da ultima noite desta quinta-feira, 23) que está cuidando dos prospectos para a instalação da Usina Hidroelétrica de Marabá (UHM), o Vereador Pedro Corrêa juntamente com seus colegas vereadores não aceitam hidroelétrica sem eclusa, Para eles, a compensação do projeto é pequena em relação aos prejuízos sociais.

Na visão deles, a forma que está sendo projetada não traz beneficio algum ao município, ao contrário, potencializa os problemas sociais já existentes na região. Os vereadores deixaram claro, também, que não querem inviabilizar o projeto, mas apenas que ele seja feito de forma transparente e que traga benefícios para a comunidade e que, principalmente, não inviabilize a hidrovia, maior sonho da região. Para o vereador Pedro Corrêa, é importante que a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá) e a classe empresarial encampem essa luta. “O documento que será feito por nós tem que ser fundamentado em exemplos de municípios que já possuem hidrelétricas”, lembrando do caso de Itaipu, localizada no Rio Paraná.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Pedrinho visita obras do Governo Estadual em Marabá

Durante o mês de maio o Vereador Pedro Corrêa (PTB), visitou diversas obras do Governo  Estadual no Município de Marabá, uma das obras que o Vereador Pedro Corrêa acompanhou de perto foi o  CENTRO DE CONVENÇÕES DE MARABÁ, que continua com suas obras em ritmo acelerado.                                                            

A outra obra que recebeu a visita do Vereador foi o reinicio da reforma e ampliação da Escola Anísio Teixeira que a quase 3 anos suas obras estavam paralisadas. mais graças a intervenção do deputado ESTADUAL TIÃO MIRANDA que mostrou para o governo do estado a situação que a escola se encontrava as obras se reiniciaram.

Pedro Corrêa Realiza Projeto Mãe Feliz Com Distribuição Brindes, Ação Social e Evento Cultural.


Durante toda dia 12 de maio, o Vereador Pedro Corrêa (PTB) realizou o evento ''MÃE FELIZ'' com o Patrocínio da CONSTRUFOX e o Apoio do Deputado Estadual Tião Miranda, na Praça dos Sonhos bairro São Félix. Pela manhã foi oferecido a população presente um Café da manhã, e durante todo o dia foram realizadas varias Ações Sociais com o Apoio do SEST/SENAT, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Guarda Municipal (SMSI), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Centro Técnico de Testagem e Aconselhamento (CTA), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SENSUR), 5º Grupamento de Bombeiros Militar, e da Prefeitura Municipal de Marabá. E no final da tarde foi oferecido ao público presente o ''Bingo Beneficiente CONSTRUFOX'' com o Sorteio de uma TV CCE 32´´ LCD, um REFRIGERADOR ELETROLUX, um ESTOFADO TOPÁZIO, uma LAVADORA MUELLER, um FOGÃO ATLAS COLISEUN NEW.


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vereadores de Marabá Viajam Para Conhecer Mais Sobre Saúde Pública e Terminal de Passageiros

O Vereador Pedro Corrêa Lima, juntamente com membros de sindicatos e do controle social de Marabá-PA, visitou o estado do Goiás, para conhecer os modelos de gestão pública de saúde e o Terminal de integração para passageiros, objetivando fomentar novas estratégias para melhorar graves problemas existentes em nosso município.
     
“Louvável a iniciativa do gestor de marabá, porém não significa que iremos ser favorável, sem analisarmos outras etapas desse processo, bem como realizarmos uma ampla discussão, principalmente com a sociedade/usuários”.( Pedro Corrêa).

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Núcleo de Educação Infantil para o Bairro Francisco Coelho

Em virtude de o conjunto habitacional Francisco Coelho (Cabelo Seco) ter se tornado bastante populoso e, por conseguinte havendo muitas Crianças em Idade de Pré-escola e alfabetização nesta localidade. O vereador Pedro Corrêa foi procurado pelos moradores locais, que relataram a necessidade da construção de um Núcleo de Educação Infantil para aquela região.

                                   Foto: Boa Tarde, Amigos e Amigas.
Na manhã desta quinta feira foi realizada a segunda sessão extraordinária para apreciação de projetos enviados a Câmara pelo executivo municipal. Nove dos 27 projetos apresentados na sessão anterior foram retirados da pauta do dia por requererem discussões mais aprofundadas. Trata-se dos projetos de nº 37,38,41,42,44,49,61,63,70. Por sugestão do vereador Pedro Corrêa a sessão foi suspensa para que em reunião particular fosse realizada a análise dos pareceres das comissões.
Após foi feita a leitura de todos os projetos simultaneamente e, consequentemente suas aprovações sem maiores discussões. Assim, a sessão extraordinária se encerrou.
Diante desta realidade, o Vereador Pedro Corrêa solicitou por parte do executivo municipal,  a construção de um Núcleo de Educação Infantil.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Debate com o governador do Estado em exercício pode garantir avanços para Marabá


Na manhã da ultima terça-feira (02) na Sala de Comissões da Câmara Municipal de Marabá, o Vereador Pedro Corrêa participou do debate com o governador do Estado em exercício, Helenílson Pontes (PPS), o deputado estadual Tião Miranda, o presidente da ACIM (Gilberto Leite), e outras personalidades do município.
O documento entregue pelos vereadores, ao governador, solicitando empenho do governo Estadual em questões prioritárias para Marabá, além de abranger as discussões básicas como Infraestrutura, educação, saúde e segurança pública; tem como pauta principal a intervenção do Governo do Estado na quebra de monopólio da Estrada de Ferro Carajás (EFC), hoje utilizada apenas pela Vale. 


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Parabéns, Marabá.


Marabá
Tu hoje completas mais um ano.
Na realidade tu completas um século de história e de vida.
Tu foste crescendo ao mesmo tempo em que tuas riquezas eram exploradas e propagadas.
Era gente que vinha.
Era gente que ia.
E assim tuas riquezas eram levadas.
Tu tens um brilho especial, encantamento e magia sem igual, tu atrai pessoas das mais longínquas terras.
Tu és Marabá.
Marabá da borracha, da castanha-do-pará, do diamante, do ouro e da madeira.
Hoje és conhecida como marabá do ferro, das fazendas, das empresas e siderúrgicas.
Tu és não mais aquela pequenina.
Tu és grande porque o teu coração é imensamente grande.
Teus filhos são: OS marabaenses, Todos os paraenses, maranhenses, piauienses, cearenses, pernambucanos, baianos, paranaenses, goianos, mineiros, capixabas, paulistas, gaúchos e cariocas.
Na realidade tu tens filhos de todos os lugares: mestiços, mulatos, brancos, negros, índios e estrangeiros.
Tua voz é simples, sofisticada, é toda misturada.
Teus costumes e tradições são sempre uma grande atração.
Teu povo, Marabá, é gente em comunhão, em ação para divulgar o teu nome em todas as regiões.
Tu és Marabá, tu és pólo da região.
Tu sustentas a todos os teus filhos com teus benefícios. És importante para mim.
O teu povo é o meu povo e os teus costumes são meus costumes, tua família é minha família.
Tu fizeste crescer meus filhos e deste guarita a minha esposa, abençoaste a minha vida e, acima de tudo, me adotaste, me dando a oportunidade de defender os direitos do teu povo , como vereador.
Em nome de todos os teus filhos, adotivos como eu, e de todos os teus filos legítimos, como o meu filho, desejo a ti, Marabá, toda sorte, paz, progresso, amor que a mim e a todos teus filhos você proporciona.
Feliz Centenário Marabá

Vereador: Pedrinho Corrêa

quinta-feira, 21 de março de 2013

Pedrinho solicita construção de um Núcleo de Educação Infantil.


Na manhã do ultima Quarta-feira dia 20 de Março de 2013, ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Marabá a 10ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura, Por sua vez o vereador Pedro Corrêa solicitou, ao Executivo Municipal de Marabá. A construção de um Núcleo de Educação Infantil.

 Em virtude do Bairro Nossa Senhora Aparecida (Coca-Cola) ter sido criado recentemente a partir de Ocupações, este se encontra em processo de construção em sua infraestrutura de saneamento básico e outros serviços públicos municipais como escolas, centros de saúde etc. Diante desta realidade, o Vereador Pedro Corrêa foi procurado pelos moradores locais, que relataram a necessidade da construção de um Núcleo de Educação Infantil para aquela região, pois o bairro se tornou populoso e, por conseguinte há muitas Crianças em Idade de Pré-escola e alfabetização.


quarta-feira, 20 de março de 2013

Pedro Corrêa participa da inauguração do relógio do centenário

Na manhã do último sábado (15), o Vereador Pedro Corrêa participou da inauguração do Relógio do Centenário, que fará a contagem regressiva para as comemorações do aniversário de Marabá, no dia 5 de abril.

O relógio, instalado na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, é uma doação das Organizações Rômulo Maiorana (ORM), através da TV Liberal/Marabá em parceria com Serviço Social da Indústria (SESI), Grupo Leolar, Carajás da Sorte, Cred-Shop e Grupo Revemar.
Participaram da solenidade, além do Prefeito de Marabá João Salame, a diretora das ORM, Carla Gil, o gerente da TV Liberal/Marabá, André Silva, a gerente da unidade do Sesi/Marabá, Soraia Remó.Após as comemorações do Centenário de Marabá, o Relógio passará a veicular diversas informações de utilidade pública.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Vereador Pedro Correa solicitou ao Executivo Municipal presença de Médico Pediatra Neonatologista 24h


 Em virtude de algumas intercorrências em Marabá, dentre estes casos fatais, a população clama para que o governo volte-se em prioridade ao Sistema de atenção ás parturientes de Marabá. Diante desta realidade o Vereador Pedro Correa solicitou na manhã desta ultima terça-feira no Poder Legislativo de Marabá, a presença de Médico Pediatra Neonatologista 24h no HMI e HMM.

Vale lembrar que Médico Pediatra é responsável por atender os bebês assim que nascem. Fazem primeiros exames, medem e pesam, entre outros procedimentos. Se o bebê requer cuidados especiais, ele é transferido a UTI neonatal para receber o atendimento especial. 

terça-feira, 12 de março de 2013

Sessão Ordinária 12/03/2013

Câmara Municipal reage à tentativa de intimidação da Vale
Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 12, a vereadora Vanda Américo (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal de Marabá para ler uma carta enviada a ela pelo diretor de Operações de Logística da Vale, Luiz Fernando Landeiro Júnior, na qual alertou a vereadora sobre a possibilidade de que a empresa adotará os meios legais para impedir qualquer prática ilícita de invasão da Estrada de Ferro Carajás.

Indignada, Vanda Américo rebateu a carta enviada pelo diretor da Vale, dizendo que aquela era uma tentativa de intimidação pessoal, mas que atingia todo o Legislativo marabaense. Ela disse que não iria se calar e rebateu de forma firme, avisando que a referida carta serviria de combustível para fortalecer sua luta pelos direitos da comunidade marabaense.
Em um trecho da carta, o diretor alega que a empresa tem buscado o diálogo constante com todos os representantes do município, não tendo qualquer problema em dialogar. “Inclusive, recentemente estivemos tratando sobre a Aços Laminados do Pará, evento do qual vossa senhoria participou”. Sobre essa referência, Vanda minimizou o resultado da referida reunião, dizendo que não houve avanço algum e que a Vale se negou até mesmo em repassar para o município a área onde construiu, em parte, a Estação Conhecimento de Marabá (ela nunca funcionou) para ser transformada em escola de tempo integral.
 A carta do diretor da Vale causou indignação imediata em todos os vereadores, que saíram em defesa da colega.
Por sua vez o vereador Pedro Correa Lima (PTB), ao se solidarizar com Vanda, lembrou que do ônus social da Vale com a implantação dos projetos Salobo e Alpa, tendo prometido milhares de empregos que nunca foram cumpridos. Essa carta é uma forma de nos intimidar. “Precisamos rever as condicionantes da Alpa, porque não havia ali um indicativo de que a siderúrgica só sairia se houvesse o derrocamento do canal do Lourenção”, alfinetou.
Júlia Rosa (PDT), presidente da Câmara, reconheceu a necessidade de uma reação imediata do Legislativo e observou que os interesses da Vale são econômicos, sem respeitar o desenvolvimento social. “Vamos marcar a audiência pública sugerida pela vereadora Vanda, porque não podemos aceitar uma afronta que é contra todo o município de Marabá”, advertiu.
Ao final da sessão, ficou definido que um documento será enviado à Vale repudiando a tentativa de intimidação da empresa, além de agendada uma audiência pública para repassar e debater junto à comunidade o tratamento da empresa com as demandas do município.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Vereador Pedro Correa juntamente com comissão de vereadores visita o Materno Infantil

Na ultima terça-feira (5), estive juntamente com meus colegas vereadores nas dependências do Hospital Materno Infantil (HMI), realizando visita à direção do centro médico.  E pedimos um Raio X de como está o funcionamento do hospital.
Pedro Corrêa (PTB) pediu à direção administrativa do hospital para que não haja corporativismo no que tange ao esclarecimento do caso Maria Elitânia. “Não estamos apenas buscando os culpados, queremos melhorar o atendimento e evitar que fatos como esse voltem a acontecer”, frisou o vereador.
Júlia Rosa, presidente da Câmara, cobrou providências enérgicas na apuração dos fatos. “Temos de responsabilizar a negligência que houve no caso”, advertiu, observando ainda que é necessário se humanizar o atendimento no hospital. "A jovem deu entrada às 6 da manhã e só foi operada às 18 horas", vociferou Júlia.
Vanda Américo solicitou informações mais claras sobre a morte da mãe e filha. “Queremos saber o que realmente houve, se foi falta de material ou negligência médica para tomarmos nossas providências. Será fundamental uma investigação profunda sobre o acontecimento do último dia 27 de fevereiro”, reconheceu Vanda.
De acordo com o diretor da área clínica do HMI, obstetra Carlos Garibaldi, não houve negligência no caso Elitânia, explicando que o atendimento no hospital se dá pelo critério de prioridade e não por ordem de chegada.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Sessão Ordinária dia 06/03/2013


 Na manhã de hoje, ocorreu no plenário na Câmara Municipal de Marabá, a 6ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura.

Um dos temas que dominou a Sessão foi o pedido de alguns dos nobres vereadores através da Secretaria Municipal de Saúde, o retorno de convênios com clínicas e hospitais particulares de Marabá para cirurgias eletivas, uma vez que o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal (HMM) encontra-se em reforma e deverá durar vários meses.
 Por sua vez, o vereador Pedro Correa, o Pedrinho (PTB), que já foi secretário municipal de Saúde, advertiu que os hospitais particulares, em geral, celebraram convênio com o município durante sua gestão, mas quando começaram a ser fiscalizados pela Vigilância Sanitária passaram a cortar convênios de algumas clínicas médicas. “Vamos celebrar convênio sim, mas não podemos deixar de cumprir o papel de fiscalizador”.

Na mesma Sessão Ordinária, Pedro Correa apresentou três requerimentos para a melhoria de vida do Povo de marabá. 

SOLICITEI DO EXECUTIVO ESTADUAL A IMPLANTAÇÃO DE 04(QUATRO) LEITOS PARA GESTANTES EM SITUAÇÃO DE AUTO RISCO NO HOSPITAL REGIONAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ.


SOLICITEI DO EXECUTIVO MUNICIPAL A IMPLANTAÇÃO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ - EETEPA - NO BAIRRO SÃO FÉLIX.


SOLICITEI DO EXECUTIVO MUNICIPAL O RETORNO URGENTE DE CONSULTAS OFTAMOLÓGICAS E CIRURGIAS DE CATARATA REALIZADAS PELO SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MARABÁ.

terça-feira, 5 de março de 2013

Vereador Pedro Corrêa requer a Implantação de uma Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará – EETEPA, no bairro São Felix.


Em Sessão no Poder Legislativo de Marabá, solicitei que seja encaminhada ao Exm° Sr°. Governador do Estado do Pará, Simão Robson Oliveira Jatene, a seguinte:INDICAÇÃO: a Implantação de uma Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará – EETEPA, no bairro São Felix.

Pois a Cidade de Marabá é um polo de desenvolvimento e crescimento demográfico acelerado por ser o principal centro socioeconômico do sudeste paraense. E tendo em vista ser atualmente o quarto município mais populoso do Pará com 243.583 mil habitantes (IBGE/2012), faz-se extremamente necessário abrigar em sua localidade uma Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará – EETEPA que objetive ofertar Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
A rede de Escolas de Educação Tecnológica do Pará – EETEPA (Portaria 042/2008 SAEN/SEDUC) foi criada para Reorientar as políticas educacionais e o tratamento que vinha sendo desenvolvido pela Organização Social – Escola de Trabalho e Produção do Pará (OS-ETPP) que até Junho de 2008 geria a Educação Estadual.
 Atualmente a EETEPA é constituída por 14 escolas localizadas em 9 municípios diferentes mais a capital. A mesma prioriza o ensino médio integrado ao técnico e a educação profissional integrada ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA). Em virtude disso, solicito a viabilização da referida indicação, como forma enfrentar as realidades regionais do estado e as demandas de desenvolvimento econômico e social do Município. 


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sessão Ordinária 27/02/2013

Um dos temas que dominou a Sessão Ordinária da ultima quarta-feira-feira, 27, no Poder Legislativo de Marabá, foi uma reportagem, que saiu na Jornal Nacional, a reportagem não trouxe grandes novidades, mas foi importante para pressionar o governo federal a rever seu posicionamento em relação ao processo burocrático que emperra a derrocagem do Pedral do Lourenção, um trecho de 43 km entre Itupiranga e Tucuruí.

A uma das grandes novidades foi a resposta dada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, para o entrave burocrático que se arrasta desde 2011 e que impedem as obras de derrocagem. O governo federal disse que vai preparar uma nova licitação, que deverá ficar pronta em maio deste ano e o início das obras está previsto para agosto, portanto daqui a seis meses.
A reportagem também mostrou que a mineradora Vale chegou a interromper a construção da siderúrgica Aços Laminados (Alpa) que iria criar cerca de 17 mil empregos em Marabá.
Na mesma Reunião Ordinária, apresentei Requerimentos em prol de uma Marabá melhor. Solicitei ao Executivo Municipal a Implantação de Academia da Saúde com orientação de Profissional de Educação Física gratuita na Praça da Criança, Bairro nova marabá.
Também solicitei do Executivo Municipal a implantação do Complexo Regulador na Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, através da Ferramenta SISREG III (SISTEMA DE REGULAÇÃO), E em todas as unidades de Saúde e Hospitais do Município.
 E fiz uma solicitação ao Executivo Estadual, para a Construção de uma Escola de Ensino Médio no Bairro Liberdade – Núcleo Cidade Nova.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Câmara Municipal de Marabá dá início ao período ordinário

Ex-Governador Almir Gabriel é lembrado na CâmaraO período ordinário da Câmara Municipal de Marabá teve inicio dia 15 de fevereiro, a sua primeira sessão, ocorreu dia 19, a partir das 9h30, O vereador Pedro Correa Lima (PTB) sugeriu ao Executivo o retorno urgente das cirurgias eletivas (baixa e média complexidade) realizadas no Hospital Municipal de Marabá e ainda a construção de uma quadra poliesportiva e um auditório na Escola Municipal João Anastácio de Queiroz, na Folha 16. As reuniões ordinárias acontecem semanalmente, sempre as terças e as Quartas-feiras. Os trabalhos são divididos em quatro etapas: o Pequeno Expediente; Grande Expediente; Ordem do Dia e horário das lideranças partidárias.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sessão Extraordinária - Votação de Projetos


Na manhã da ultima quinta feira foi realizada a segunda sessão extraordinária para apreciação de projetos enviados a Câmara pelo executivo municipal. Nove dos 27 projetos apresentados na sessão anterior foram retirados da pauta do dia por requererem discussões mais aprofundadas. Trata-se dos projetos de nº 37,38,41,42,44,49,61,63,70. Por sugestão do vereador Pedro Corrêa a sessão foi suspensa para que em reunião particular fosse realizada a análise dos pareceres das comissões.
                               
Foto: Boa Tarde, Amigos e Amigas.
Na manhã desta quinta feira foi realizada a segunda sessão extraordinária para apreciação de projetos enviados a Câmara pelo executivo municipal. Nove dos 27 projetos apresentados na sessão anterior foram retirados da pauta do dia por requererem discussões mais aprofundadas. Trata-se dos projetos de nº 37,38,41,42,44,49,61,63,70. Por sugestão do vereador Pedro Corrêa a sessão foi suspensa para que em reunião particular fosse realizada a análise dos pareceres das comissões.
Após foi feita a leitura de todos os projetos simultaneamente e, consequentemente suas aprovações sem maiores discussões. Assim, a sessão extraordinária se encerrou.

De volta ao plenário e retomada a sessão, o líder do governo na Câmara vereador Pedro Sousa, justificou a reunião e agradeceu a compreensão dos presentes. O vereador afirmou que os 18 projetos discutidos e apresentados para votação hoje, são de suma importância para a governabilidade do município e conclamou seus pares a enveredarem os esforços para aprovação dos mesmos. Pedro Sousa também antecipou os agradecimentos do prefeito aos demais vereadores,
 Assim, a sessão extraordinária se encerrou.
                               

Tecnologia do Blogger.